Exposições

EXPOSIÇÃO IDENTIDADE BAHIA

Conhecer a Bahia com o olhar dos baianos e traduzir a cultura dos diversos cantos do Estado são definições da Mostra Identidade Bahia. Criada a partir de um inventário das distintas paisagens, culturas e saberes populares, que constroem as múltiplas identidades dos territórios baianos, a Mostra apresenta uma série de ensaios fotográficos e audiovisuais, abordando três temas: Paisagem, Cultura e Saberes. Para contar de forma visual as histórias de um povo que se reinventa diante dos desafios históricos, geográficos e contemporâneos. Utilizando o estilo fotojornalismo, com uma apuração artística delicada, a proposta fotográfica e audiovisual conduz a uma visão real das pessoas e dos ambientes, que se unificam neste mosaico, respeitando as diversas “impressões digitais”.

Local: Casa de Jorge Amado
R. Jorge Amado, 21 – Boa Vista, Ilhéus – BA, 45651-971, Brasil
Horário: 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

EXPOSIÇÃO JORNADA CARTAZES

Ao falar de cinema a primeira referencia que vêm à cabeça são os filmes. Contudo, existem outros elementos nesse universo que são também importantes para que possamos compreendê-los e entre muito deles tais como as criticas e os cineclubes, estão os festivais e os cartazes, que nessa exposição aparecem conjuntamente. Na mostra será encontrada a maior parte dos cartazes de divulgação das Jornadas de Cinema da Bahia, um dos eventos de cinema mais longevos do Brasil, iniciada em 1972 como Jornada Baiana de Curta-Metragem. Através deles é possível acompanhar os principais debates e tensões do cinema brasileiro e latino-americano dos últimos 40 anos, abordados pela sensibilidade dos artistas que idealizaram.

Local: Casa de Jorge Amado
R. Jorge Amado, 21 – Boa Vista, Ilhéus – BA, 45651-971, Brasil
Horário: 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

EXPOSIÇÃO CORES DA TERRA

Se é verdade que ao “homem foi destinado trabalhar e compartilhar a terra”, a Cores da Terra realizou o caminho certo. Em 1989, um sonho tomou forma. Selma Calheira e Franz Rzehak, após longos anos de estudo e pesquisa, viram na arte da cerâmica e ferro a oportunidade de unir seus sonhos de artistas plásticos a possibilidade de usar a arte como trabalho e fonte de sustento. Em ibirataia, sul da Bahia, eles puderam plantar suas sementes e concretizar seus sonhos. Nasce assim, Cores da Terra.

Local: Cine Santa Clara
R. Av. Soares Lopes, 908 – Ilhéus – BA, 45653-005, Brasil
Horário: 08:00 às 22:00