Notícias

Workshop, Mesa “Podemos” e premiação marcam último dia do V FECIBA

O V FECIBA – Festival de Cinema Baiano vai chegando ao fim neste sábado, dia 13 de junho, mas a programação deste último dia promete boas discussões sobre o audiovisual baiano e nacional. Isso por quê logo pela manhã será realizado o Workshop “Discutindo a Lei 13.006/2014 – O Cinema Brasileiro nas Escolas”, ministrado pela Professora Doutora Inês Teixeira. Recém aprovada, a referida lei estabelece a obrigatoriedade da exibição de, no mínimo, 2 horas mensais de filmes nacionais nas escolas de Educação Básica.

Abrindo a tarde, às 14h e ampliando as discussões, a Mesa “Podemos” colocará em pauta as políticas culturais e as novas formas de produção, distribuição e divulgação do audiovisual no estado. Participarão do debate Bertrand Duarte, diretor da DIMAS/FUNCEB – Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Gleiciara Ramos, representante institucional e da Frente de Formação e Produção da UCCBA – União de Cineclubes da Bahia, Ramon Coutinho, produtor audiovisual e membro do CUAL –  Coletivo Urgente de Audiovisual e  Victor Aziz, especialista em Audiovisual e diretor da NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas.

A cerimônia de encerramento trará o momento mais esperado do Festival: a premiação dos curtas-metragens vencedores do Troféu FECIBA nas categorias técnicas – Direção, Roteiro, Direção de Arte, Montagem, Desenho de Som, Trilha Sonora, Direção de Fotografia, Ator, Atriz, e Melhor Filme, que receberá um prêmio de R$ 2.000,00 (dois mil reais) – e na categoria Voto Popular, que leva pra casa o prêmio de R$ 3.000,00 (três mil reais). Encerrando a quinta edição do Festival de Cinema Baiano, a Mostra Retrospectiva exibirá o filme “Talento Demais”, do cineasta Edgard Navarro, que estará presente para um bate-papo com o público ao final da sessão. Todas as atrações do dia são gratuitas (sujeito a lotação da sala).

SAIBA COMO FOI: Sexta-Feira com sessões lotadas e encerramento da Mostra Competitiva de Curtas

Era o último dia para acompanhar a Mostra Competitiva de Curtas e o público não perdeu tempo. Com as duas sessões lotadas, os filmes  “10/5/2012”, de Álvaro Andrade; “Antiok”, de Dario Vetere; “Com Fome no Fim do Mundo”, de Marcus Curvelo; “Muros”, de Camele Queiroz e Fabricio Ramos, que compuseram o Programa 03 da Mostra foram exibidos. Com as fichas de votações em mãos, é hora de escolher o curta favorito. Ao todo 13 produções estão concorrendo ao Troféu FECIBA.

Também com ingressos esgotados, a Mostra Retrospectiva apresentou o filme “Abrigo Nuclear”, de Roberto Pires. Pioneiro, o filme de ficção científica narra como a população precisa se adaptar à uma nova realidade em virtude da poluição radioativa da superfície da Terra. O filho do cineasta, Petrus Pires, participou do bate papo após a exibição do filme e foi surpreendido por Leonel Nunes, ator do filme, que estava na plateia. “Fiquei feliz quando entrei na sala e a vi assim, lotada de gente jovem, conhecendo sobre a história do nosso cinema. Nós trabalhávamos por prazer e amor pela arte. É preciso acreditar no cinema e na cultura”, declarou, emocionado. A última sessão da noite ficou com “A doce flauta da Liberdade”, de George Neri, pela Mostra Atualidades.

Confira a programação do último dia do V FECIBA:

SÁBADO – 13/06
Local: Cine Santa Clara
09h – Workshop “Discutindo a Lei 13.006/2014 – O Cinema Brasileiro nas Escolas”, com a Profa. Dra. Inês Teixeira
14h – Mesa Redonda “Podemos!”, com Bertrand Duarte, Gleiciara Ramos, José Araripe Jr., Ramon Coutinho e Victor Aziz
19h – Cerimônia de Encerramento e Premiação da Mostra Competitiva de Curtas
20h – Mostra Retrospectiva
• Exibição do filme: “Talento Demais”, de Edgard Navarro