Oficinas

Oficina de Direção de Produção


A oficina pretende oferecer uma visão geral do trabalho do diretor de produção e sua equipe nos diferentes seguimentos do audiovisual. Abordaremos as diferentes etapas, desde a análise do roteiro à pré-produção, filmagem e fechamento da produção, com ênfase na análise técnica, plano de filmagem, contratação de equipe e demais aspectos do dia-a-dia de uma filmagem.  Além disso, o curso irá tratar da relação do diretor de produção com a produção executiva e com os outros chefes de departamento. Dirigido a estudantes e profissionais da área que queiram adquirir conhecimento específico desse departamento, a oficina de Direção de Produção é de suma importância por estar relacionada à base de produção e a toda a infraestrutura relacionada a uma filmagem.

Instrutora: Sylvia Abreu

Sylvia Abreu é produtora executiva nascida em Salvador, Graduada em Psicologia pela UFBA, ela fundou em 1988 a Truque Produtora, e em 1999 a Casa do Rio Vermelho Finalizadora. Nos anos 90 produziu vários vídeos e filmes de curta- metragens. Produziu e lançou o primeiro longa-metragem baiano, após 18 anos de jejum – “3 Histórias da Bahia” (2001) seguido de “Samba Riachão” (2001) “Esses Moços” (2004), “Eu Me Lembro” (2005) “Pau Brasil” (2009), “O Homem que não Dormia” (2011) e “Pra Lá do Mundo” (2013). Atualmente faz a produção executiva do longa “Travessia”, de João Gabriel e das série de TV “Mad Dogs”, de Roberto Studart  e “O Senhor das Jornadas”, dirigida por Jorge Alfredo Guimarães. Em sua carteira de projetos estão os longas “Vertigem do Sagrado”, “O Fantasista”, “Abaixo a Gravidade”, “Cinema na Província”, “Se viver 100 anos vou achar que foi pouco” e as séries “Tadinha”, “A Casa Rosa” e “Cine Barato”.

Data:
 08 a 10/06
Local: Auditório Sogíneses Costa, Casa Jorge Amado.
Horário: 08h a 12h


Oficina Básica de Cinema e Linguagem para Crianças. 


A Oficina Básica de Cinema e Linguagem para Crianças visa oferecer uma introdução da história da arte do cinema. É a iniciação básica ao mundo da cinematografia, sobre os planos de filmagem e toda sua linguagem.  Inédita no Festival de Cinema Baiano, bem como no cenário do sul da Bahia, a oficina voltada para o público infantil visa introduzir as crianças de 08 a 14 anos às noções iniciais – uma espécie de “alfabetização visual”, a fim de apresentá-los ao campo cinematográfico de forma educativa, leve e divertida.

Instrutores:

Gustavo Brandão

Gustavo Brandão é natural de Santos, reside em São Paulo desde 1997. Formado em Cinema em 2002 pela FAAP, com o curta metragem “O Telepata” adaptado da obra de Plínio Marcos. Diretor, montador e fotógrafo, além de ator de curtas e longas metragens, entre os quais os premiados “Os Fiéis” e “Pugile”, também conta com participações nos recentes “Tapete Vermelho” e “Antonia” (série TV Globo) e “Trago Comigo”, de Tata Amaral (série exibida na tv Cultura em 2009). Trabalhou também no Making of e registro audiovisual dos processos de seleção e preparação dos elencos dos longas metragens “Querô”, de Carlos Cortez e “O Ano em que Meus Pais saíram de Férias”, de Cao Hamburger, ambos com produção da produtora paulistana Gullane. Recentemente realizou o Making of do filme “De Menor” da diretora estreante Caru Alves de Souza, filha da cineasta e produtora Tatá Amaral. Foi o responsável pela edição do Programa Médicos, do canal GNT, pela produtora Cine Group.

Denise Lara

Natural de Santos, Denise Lara reside em São Paulo desde 2000. Formada em Publicidade (2000) e Pedagogia (2005) atua como produtora cultural, coorporativa, e assessora de comunicação especializada em eventos de arte. Desenvolve projetos socioculturais artísticos dentro do cenário nacional e internacional. Criadora e produtora dos projetos culturais Vídeo Mapping Eifel Park (Budapest, Hungria) e Lendas Brasileiras (Museu da Guarda, Portugal), selecionados pelo Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura do Brasil.

Data: 08 e 09/06
Local: Auditório Fernando Leite, Casa Jorge Amado.
Horário: 08h a 12h


Oficina de Direção e Preparação de Elenco


A oficina pretende apresentar e debater o percurso da preparação de elenco, que se realiza no processo de produção de um filme, do treinamento do ator à realização do diálogo com a câmera, a cena.  A proposta da oficina é abordar o processo criativo do ator, através do Método Ator Imaginário utilizado em muitas produções audiovisuais, nacionais e internacionais. Além de dialogar sobre a importância da preparação e direção de atores numa produção, qual é o papel do preparador de atores, a contracenação, a função do ator, sua relação com a dramaturgia, com o personagem, a construção do personagem, sua relação com o diretor, e a importância da direção de arte e do figurino em relação à construção do personagem.

Instrutora: Marina Medeiros

Marina Medeiros é atriz, preparadora de elenco e performer. Formada em Artes Cênicas, pela UFRGS. Há oito anos trabalha com cinema, preparando o elenco de diversos curtas e longas-metragens, tais como De Menor, Sultan (Panamá), Trash. Sócia de Christian Duurvoort na empresa Academia da Imaginação, produtora de audiovisual e mídia digital. Trabalhou em longas-metragens como: A suprema felicidade (direção Arnaldo Jabor); Artigas -La Redota (Direção César Charlone); Xingu (Direção Cao Hamburger); Trash (Direção  Stephen Daldry); De Menor (Direção Caru Alves de Souza); Um par a outro (Direção Cecília Engels); Capitães da areia (Direção Cecília Amado);  Plastic city  (Direção Yu Lik Waiv); entre outros. A lista de curtas-metragens contém: Carnaval dos deuses (Direção Tata Amaral); Rondon – O Grande Chefe (Direção Marcelo Santiago); Não deixe Joana Só (Direção Cecília Engels). Além disso, Marina trabalhou em minissérie como: Contos do Edgar (Direção Pedro Morelli); Trago comigo (Direção Tata Amaral); O Homem da sua Vida (Direção geral Daniel Rezende).

Data: 08 a 10/06
Local: Auditório Ilhéus Hotel, Rua Eustáquio Bastos, 144 – Centro.
Horário: 08h a 12h