O quarto dia do II Festival de Cinema Baiano foi marcado pelos debates dos filmes “Memórias do Rio Cachoeira”, do diretor Victor Aziz e “Trampolim do Forte” de João Rodrigo Mattos.
O “Memórias do Rio Cachoeira”, documentário que aborda por meio da memória coletiva as vivências, pesquisas e estudos de personagens que vivem deste rio, que banha diversos municípios do sul da Bahia, traz à tona a necessidade de revitalização do Rio Cachoeira, que hoje se encontra muito descuidado e poluído por toda a população. O diretor Victor Aziz diz que o projeto auxiliará na formação e conscientização do público-alvo, distribuindo gratuitamente para escolas que estão no percurso do rio, um Box contendo um cd com músicas produzidas pela banda manzuá, que falam sobre o rio e um dvd contendo o documentário.
Já a sessão das 20:30h, bastante aguardada pelo público do FECIBA, exibiu o longa-metragem “Trampolim do Forte”, dirigido por João Rodrigo Mattos, contando com a presença dos atores Everton Wallace, Fernando Neves e do Produtor Adler Paz. O garoto de 16 anos, surpreendeu o público no bate-papo, demonstrando uma eloquência e sabedoria raras para sua idade. Everton que interpretou o Fuleirinho no filme, falou sobre o processo de seleção dos atores e sua expectativa em ter participado do filme.
Hoje, às 14 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus, teremos a avant-prèmiere do filme “Glauber em defesa do cinema”, dirigido por Roque Araújo, também participando do FECIBA com a exposição que leva seu nome. Após a sessão Roque fará bate-papo com o público.
E por falar em Glauber Rocha, às 16 horas no FECIBA acontece a exibição do filme “Barravento”, um dos clássicos da cinematografia baiana, dirigido pelo cineasta baiano de maior reconhecimento mundial.
Já às 18:30h finalizaremos as exibições da Mostra Competitiva de Curtas, exibindo novamente o programa 02 para quem ainda não teve a oportunidade de conferir ou para quem quiser ver novamente.
E finalizando o dia 06 de abril será exibido às 20:30h o filme “Bahêa minha vida” do diretor Márcio Cavalcante, recém premiado pelo público, como melhor documentário de 2011, no Prêmio SESC melhores do ano. O filme fala sobre o amor da torcida do Bahia, fazendo uma grande homenagem à nação tricolor. Após a sessão haverá bate-papo com o Diretor Márcio Cavalcante, a produtora Sheila Gomes, o Assistente de Direção Matheus Vianna e o ex-jogador do Bahia, Léo Briglia, ilheense ilustre, um dos grandes responsáveis pela conquista da Taça Brasil de 1959 e artilheiro do campeonato.
Confira a programação e hoje, sexta-feira, 06 de abril:
FUNDAÇÃO CULTURAL DE ILHÉUS
Mostra Paralela – 14h00 (sessão gratuita)
TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS
“Glauber em defesa do Cinema Brasileiro” de Roque Araújo – 14h00 (sessão gratuita)
“Barravento” de Glauber Rocha – 16h00 (sessão gratuita)
Mostra Competitiva de Curtas – Programa 02 – 18h30 (sessão gratuita)“De pés descalços” de Sheylla Tomáz“O caso de Ester” de Susan Kalik e Thiago Gomes“Peixe-Boi” de Paula Gomes“Breve Passeio” de Rafael Jardim“A morte de DJ em Paris” de Igor Penna“Corte Seco” de Matheus Vianna“Premonição” de Pedro Abib
“Bahêa minha vida” de Márcio Cavalcante + bate-papo com Márcio Cavalcante e Sheila Gomes – 20h30 (R$ 5,00)
O ingresso para as sessões pagas do FECIBA custa R$ 5,00.
Mais informações acesse: www.feciba.com.br