Oficinas

Oficina de fotografia

A oficina abordará elementos fundamentais da cinematografia, como noções de enquadramento, luz, linguagem cinematográfica, exposição, cores, ótica, etc., são resgatados e empregados juntamente com os novos conhecimentos de tecnologia. A oficina começa com teorias e práticas de fotografia. A ideia é valorizar o enquadramento e o processo de captação de imagens. Nas aulas o aluno aprende desenvolve um novo olhar, enquadrado e criativo. A partir das experiências e dos conhecimentos adquiridos, cada participante poderá aperfeiçoar sua formação.

Instrutor: Pedro Semanovschi

Pedro Semanovschi, Diretor de fotografia dos longas-metragens como “Sinais de Cinza” de Henrique Dantas, “Cuba Mucho Gusto” de Caetano Curi e Trampolim do Forte de João Matos, irá ministrar a oficina. Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia, Pedro participou de diversos curtas consagrados como doido Lele de Ceci Alves, Premonição de Pedro Abib e Cães de Adler Paz e Moacir Gramacho.

Data: 8 a 10/06
Local: Cine Santa Clara
Horário: 08H a 12H


Oficina de critica

A oficina pretende proporcionar o Estudo da leitura/interpretação de um filme. Verificando os fundamentos do cinema e do exercício da crítica cinematográfica, ilustrados por filmes e recortes de filmes. Analisando e comparando de obras fílmicas. Com apropriação prática de conceitos e conteúdo elementar para a leitura fílmica e iniciação ao exercício da crítica cinematográfica.

Instrutor: João Carlos Sampaio

Jornalista e Crítico de cinema. Membro fundador e integrante da diretoria da Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Pesquisador que trabalha com análise fílmica há 20 anos, escrevendo para jornais, revistas e sites. Colabora com a difusão do cinema brasileiro, participando de atividades cineclubistas. Atua ainda como consultor de programação, realizando seleção de filmes e integrando júris de alguns dos principais festivais brasileiros, incluindo os Festivais de Brasília-DF, Gramado-RS e Mostra Internacional de São Paulo, além de já ter composto o colegiado para indicação do filme brasileiro ao Oscar. Exerce ainda as funções de curador de festivais, palestrante em seminários e ministra cursos e oficinas dedicadas ao ofício da interpretação fílmica.


Data
: 8 a 10/06
Local: Academia de Letras de Ilhéus
Horário: 08H a 12H


Oficina de realização audiovisual

A Oficina de realização audiovisual terá como foco o aprendizado teórico-prático da linguagem cinematográfica, tornando-a pertinente aos educandos com técnicas e recursos da TV e do cinema, perpassando por todas as etapas de uma produção cinematográfica, buscando capacitar os indivíduos através de uma visão crítica, política e emancipatória do fazer artístico. Serão abordados conteúdos teóricos e práticos sobre linguagem e estética cinematográfica, para estimular a criação de novas formas narrativas para web séries.

Instrutor: Anderson Soares

O ministrante da Oficina, Anderson Soares Caldas é Diretor Cinematográfico, Educador, Fotógrafo, Produtor Cultural e Publicitário (UCSAL). Além de ser Coordenador e professor de cinema do projeto Cine Arts em 2010 e Professor do Curso de Cinema do Protejo – PRONASCE das Secretarias de Segurança e Educação do estado da Bahia, Anderson já dirigiu alguns filmes como Joguete (2006), Memórias de um Príncipe Submarino (2007), Crime Perfeito (2007), entre outros.


Data
: 8 a 10/06
Local: Auditório Fernando Leite – Casa de Jorge Amado
Horário: 08H a 12H