Notícias

Mostra Infantojuvenil atrai crianças para o quinto dia do IV FECIBA

Nesta quinta-feira, 5 de junho, o Cine Santa Clara, em Ilhéus, abre as portas para dezenas de crianças e adolescentes que vêm prestigiar a Mostra Infantojuvenil do IV FECIBA – Festival de Cinema Baiano. A partir das 10h serão exibidos seis curtas-metragens e, em seguida, mais quatro vídeos, de diversos formatos, produzidos pelos participantes do Projeto Pirilampo – Experimentação em Audiovisual. Esta mesma sessão será exibida também amanhã, 6 de junho, também às 10h.

Fazem parte da Mostra Infantojuvenil os curtas-metragens “Amarelinha” (Direção: Rafael Jardim; 2013), “Duas Marias” (Direção: Júlia Lima Rosa; 2014), “É proibido menino calçado entrar na escola” (Direção: Edson Bastos e Henrique Filho; 2013); “O homem que cantou as aves do sertão” (Direção: Patrícia Moreira; 2012); “Evelyn, Evelyn” (Direção: Júlia Lima Rosa; 2011) e “Meu Colégio Contra o Diretor” (Direção: Tarcísio Messias; 2010). Cada filme tem entre 5 e 12 minutos de duração. As obras são voltadas para crianças a partir de nove anos e para o público em geral.

No turno da tarde, a partir das 14h, o quarto debate online desta edição do FECIBA receberá os seguintes convidados: Ceci Alves, diretora de “O Velho Rei” (2013), Leandro Afonso, diretor de “Habeas Corpus” (2014), Letícia Ribeiro, diretora de “Sem Títulos” (2013), Marcus Curvelo, diretor de “Otto Recicla” (2014) e Murilo Deolino, diretor de “Lapso” (2014). Em seguida, às 15h30, a Mostra Retrospectiva vai projetar o longa-metragem, dirigido por Glauber Rocha, “O dragão da maldade e o santo guerreiro” (1969).

Às 17h30, será a segunda oportunidade de o público votar nos seus curtas-metragens favoritos, na Mostra Competitiva II. Os filmes exibidos nesta sessão são: “Habeas Corpus” (Direção: Leandro Afonso; 2014), “Sem Títulos” (Direção: Letícia Ribeiro; 2013), “Otto Recicla” (Direção: Marcus Curvelo; 2014) e “Lapso” (Direção: Murilo Deolino; 2014). Por fim, às 19h30, a Mostra Atualidades irá projetar o longa-metragem “Depois da Chuva” (Direção: Cláudio Marques e Marília Hughes; 2013), com ingressos a R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia). Após as sessões, realizadores de alguns dos filmes estarão presentes para um bate-papo com o público.

Clique aqui e acesse a programação detalhada dos Debates Online, de 2 a 6 de junho

Clique aqui e saiba mais sobre cada filme que será exibido nas Mostras do IV FECIBA

Clique aqui e acesse a programação completa do IV FECIBA

SAIBA COMO FOI: Quarta-feira, 4 de junho

Os estudantes Semírames Duarte, Ticiante Weyell e João André Galvão, do 3º ano do Colégio Fênix Objetivo, e Sarah Borges, do 2º ano do Colégio da Polícia Militar, assistiram aos curtas-metragens da Mostra Competitiva II. Estreantes no FECIBA, os jovens aprovaram o Festival. Semírames ressalta a importância do IV FECIBA na cidade: “É um evento que traz mais cultura. Acho muito bom!”. Para Ticiane, o destaque é o aspecto regional do Festival: “É uma oportunidade única de ver estas produções locais na tela do cinema. Temos que aproveitar”. Sarah revela que gosta das produções hollywoodianas, mas também gostou muito da experiência de conhecer mais o cinema baiano, proporcionado pelo IV FECIBA. Quanto perguntados o que acharam da experiência de dar notas aos filmes que assistiram, André respondeu, modesto: “Me questiono: quem sou eu para avaliar uma obra cinematográfica? (risos)”, divertem-se os estudantes em sua primeira experiência em um festival de cinema.