Nestas quinta e sexta-feiras, 5 e 6 de junho, o IV FECIBA – Festival de Cinema Baiano, evento que acontece no Cine Santa Clara, em Ilhéus, e se estende até 7 de junho, exibirá vídeos produzidos pelo Projeto Pirilampo – Experimentação em Audiovisual. Os produtos serão projetados às 10h, após a exibição dos curtas-metragens que fazem parte da Mostra Infantojuvenil.
O Pirilampo é um projeto voltado para jovens em idade escolar, moradores do Teotônio Vilela, um dos maiores bairros de Ilhéus. Fundado em 2011 por Flávio Rebouças e Camila Carillo, então estudantes de Comunicação – Rádio e TV, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), o Pirilampo é norteado pela seguinte pergunta: “Como os meios de comunicação mostram a juventude do seu bairro?”. A partir deste questionamento, 30 jovens participaram de oficinas de audiovisual e rodas de conversa sobre juventude e periferia, entre outros assuntos, e produziram cinco vídeos, participando de todas as etapas de produção.
Para Flávio, a importância do Projeto Pirilampo consiste principalmente em valorizar a autoestima dos jovens, com cunho educativo. “Queremos derrubar estigmas relacionados ao Teotônio Vilela. No bairro há talentos do skate e do taekwondo, há grupos de dança, break, hip hop. Há muito valor. Ensinamos o respeito ao outro e estimulamos o empoderamento da identidade social. Muitos destes vilelenses passam a almejar o ingresso na universidade”. Em 2007, ele mesmo já participou, em Itacaré, de uma oficina de audiovisual semelhante, mas de menores proporções. “Foi assim que conheci e me interessei pelo audiovisual, entrei na UESC, e isso me motivou a fazer o mesmo por outras pessoas, ao mesmo tempo em que ampliava em que eu colocava em prática o que aprendi na universidade”, explica Flávio.
Já foram realizadas duas edições do Projeto Pirilampo: a primeira aconteceu entre agosto e dezembro de 2011 e a segunda, de março a maio de 2014. Nesta última edição, os participantes produziram um total de cinco vídeos, de diversos formatos, e quatro deles serão exibidos no IV FECIBA. O público poderá conferir o curta de ficção “Amigos, amigos, vexames à parte” (Direção: Alisson Santos e Samuel Reis; 2014), o videoclipe “Fábrica de Talentos – Ofuscando o sistema” (Direção: Dilma Santos; 2014), o vídeo jornal “Jornal Pirilampo” (Direção: Pirilampos; 2014) e o documentário “Vilela – Vidas sobre vidas” (Direção: Douglas Lau; 2014).
Nesta segunda edição, o Projeto Pirilampo contou com a parceria do Núproart (Núcleo de Produções Artísticas), uma das realizadoras do IV FECIBA juntamente com a Voo Audiovisual. Victor Aziz, diretor do Núproart, ministrou oficinas de produção para os participantes e orientou dois dos curtas-metragens. Diante do convite de Edson Bastos, sócio-diretor da Voo Audiovisual e produtor executivo do IV FECIBA, os Pirilampos ficaram encantados com a oportunidade de exibir suas produções na quarta edição do Festival.
Clique aqui e confira mais detalhes sobre cada curta-metragem que será exibido na Mostra Infantojuvenil
Clique aqui e acesse o blog do Projeto Pirilampo – Experimentação em Audiovisual