Notícias

Fique por dentro da programação dos 7 dias do FECIBA!

Uma programação variada e intensa marca a quinta edição do V FECIBA – Festival de Cinema Baiano, que acontece de 07 a 13 de junho, no Cine Santa Clara em Ilhéus, Bahia. Filmes de curtas e longas metragens, debates, workshops, mesa redonda e oficinas, formarão o cenário de encontros entre realizadores, pensadores, comunidade acadêmica e amantes do cinema baiano.

Dialogando com o tema desta edição, “Podemos!”, uma mesa redonda de mesmo nome discutirá sobre as novas formas de produção, distribuição e exibição no Brasil e na Bahia e sobre a construção de um mercado que valorize o papel do trabalhador na área audiovisual. A mesa contará com a presença do Diretor Geral do IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa do Estado da Bahia, José Araripe Jr. e do Diretor da DIMAS/FUNCEB – Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Bertrand Duarte e será realizada no dia 13/06, às 14h, no Cine Santa Clara. Haverá ainda os debates on-line com realizadores, de 8 a 12 de junho, sempre às 14h, um espaço de discussões para o público que acompanha o evento pela internet, através do site do evento.

O V FECIBA oferecerá também três oficinas gratuitas de formação e aperfeiçoamento profissional para o mercado audiovisual: Direção de Produção, com Sylvia Abreu, a ser realizada no Auditório Sosígenes Costa, da Casa Jorge Amado, de 08 a 10 de junho, das 08h às 12h; Direção e Preparação de Elenco, com Marina Medeiros, no Auditório do Ilhéus Hotel, de 08 a 10 de junho, das 08h às 12h; e Oficina Básica de Cinema e Linguagem para Crianças, ministrada por Gustavo Brandão e Denise Lara, que acontece no Auditório Fernando Leite da Casa Jorge Amado, nos dias 08 e 09 de junho, das 08h às 12h. O festival promoverá ainda o Workshop “Discutindo a Lei 13.006/2014 – O Cinema Brasileiro nas Escolas”, ministrado pela Profa. Dra. Inês Teixeira, que será realizado no dia 13 de junho, às 09h, no Cine Santa Clara.

Mostras de Filmes

Com opções para todos os gostos, que passa por produções de ficção, documentário e animação, a programação do V FECIBA será composta por oito mostras de filmes: a Mostra Atualidades, que traz os últimos lançamentos de longa-metragem do cinema baiano; a Mostra Sexualidades, que explora e discute a temática de gênero do cinema nacional e regional; a Mostra Infanto-Juvenil, que destinada a crianças, tem a importante missão de potencializar formação de público para o audiovisual; a  Mostra Bahia Adentro, composta por curtas baianos produzidos em diversas partes do estado; a Mostra Bahia Afora, que visa abrir espaço às produções de outros estados brasileiros; a Mostra Retrospectiva, que revisita a história do cinema do estado, com a exibição dos filmes “Abrigo Nuclear”, de Roberto Pires, “Talento demais”, de Edgar Navarro e “Samba Riachão”, de Jorge Alfredo; a Mostra Homenagem, que abre a programação do FECIBA no dia 07/06, às 19h, e nesta edição é dedicada ao cineasta Guido Araújo, exibindo os curtas “Maragogipinho”, “Feira da Banana”, “A morte das velas do Recôncavo”, “Por exemplo: Caxundé”, “Festa de São João no interior da Bahia”, “Raso da Catarina: Reserva Ecológica” e “Lambada em Porto Seguro”. A curadoria dos filmes dessas mostras ficou a cargo do cineasta e produtor executivo do FECIBA, Edson Bastos.

Já a Mostra Competitiva de Curtas, que trará a projeção de 14 curtas baianos divididos em três programas, teve como curadores o trio formado por Victor Aziz, Henrique Filho e Clarissa Rebouças. Além da categoria Voto Popular, que premiará o filme vencedor com o troféu FECIBA e com o valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), a Mostra terá ainda um júri especializado para votar nas categorias técnicas: Direção, Roteiro, Direção de Arte, Montagem, Desenho de Som, Trilha Sonora, Direção de Fotografia, Ator, Atriz, e Melhor Filme, cujo vencedor, além do troféu, receberá também um prêmio de R$ 2.000,00 (dois mil reais).

O V Festival de Cinema Baiano conta com o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)por meio do edital Setorial de Audiovisual vinculado ao Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), apoio institucional da UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz, SEBRAE, Convention Bureau e Viação Águia Branca, apoio da TV Santa Cruz, Bahia FM Sul, TVE, Rádio Educadora, Restaurante Bella’s Grill, Restaurante Barrakitika, Restaurante Sabor do Sul, Restaurante Gabriela Cravo e Canela, Editus, Secretaria de Cultura de Ilhéus, Goca Moreno, Ilhéus Praia Hotel, Ilhéus Hotel, Up Mídia Digital, Ertour Transportes, Camisa da Latinha, Cores da Terra, Têm Dendê Produções, Lima Comunicação, Canoa Sonora e DIMAS – Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia e  realização do NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas e da Voo Audiovisual.

<<CONFIRA A PROGRAMAÇÃO AQUI>>