Notícias

Público tem última chance de escolher seu curta favorito no V FECIBA

O final de semana vai chegando e O V FECIBA – Festival de Cinema Baiano segue oferecendo uma programação gratuita e recheada de opções para todos os gostos. Nesta sexta-feira, 12/06, penúltimo dia do evento, os destaques ficam por conta das Mostras Retrospectiva, Atualidades e Competitiva de Curtas.

É a última chance que o público terá de assistir e escolher o seu curta favorito, com a exibição do Programa 03 da Competitiva, composta pelas produções “10/5/2012”, de Álvaro Andrade; “Antiok”, de Dario Vetere; “Com Fome no Fim do Mundo”, de Marcus Curvelo; “Muros”, de Camele Queiroz e Fabricio Ramos, às 10h e às 17h:30. O Vencedor da categoria Voto receberá o prêmio de R$3.000,00 (três mil reais) e o Troféu FECIBA.

Para julgar os aspectos técnicos dos curtas-metragens, a quinta edição do FECIBA escalou um trio de peso, a começar por Edgard Navarro, diretor de importantes obras do cinema baiano e nacional, a exemplo dos filmes “SuperOutro”, “Eu me lembro”, “O homem que não dormia” e “Talento Demais”, que será exibido no encerramento do festival.  Junto com o cineasta está Marialva Monteiro, professora e fundadora do CINEDUC – Cinema e Educação, entidade que trabalha há 44 anos com o uso da linguagem audiovisual no processo educativo. Completa o trio Esmon Primo, realizador e organizador da Mostra de Cinema de Vitória da Conquista.

Os três irão julgar os filmes nas categorias técnicas: Direção, Roteiro, Direção de Arte, Montagem, Desenho de Som, Trilha Sonora, Direção de Fotografia, Ator, Atriz, e Melhor Filme, cujo vencedor, além do troféu, receberá também um prêmio de R$ 2.000,00 (dois mil reais).

A Mostra Retrospectiva apresenta o filme “Abrigo Nuclear”, de Roberto Pires, às 15h:30. A última sessão da noite será às 19h:30, com “A doce flauta da Liberdade”, de George Neri, pela Mostra Atualidades. Todas as sessões do dia são gratuitas (sujeitas à lotação da sala) e seguidas de bate-papo com realizadores, representantes ou equipe de produção dos filmes, que também participarão do Debate On Line, às 14h.

SAIBA COMO FOI: Mostras Competitiva de Curtas e Atualidades movimentaram o Cine Santa Clara no quinto dia de Festival

No segundo dia da Mostra Competitiva de Curtas, novamente, sala lotada! Na plateia, estudantes de ensino médio, universitários, produtores e amantes do cinema, assistiam atentamente aos curtas selecionados. Também estavam presentes para participar do bate-papo após a sessão e do Debate On Line, o diretor de “Noite de Baile”, Arthur Dias, o coordenador geral do coletivo que dirigiu o filme “Caminho da Pedra”, Marcos Carvalho, a diretora de produção de “Tereza”, Tayná Borges, e a protagonista do filme “Materno”, Cristiane Ferreira, que falou sobre a experiência de estar no FECIBA: “Está sendo maravilhoso! O evento é bem pensado, organizado, feito com muito carinho e afeto. Fui muito bem recebida, inclusive pelo público, que ficou bem impactado e encantado com a sessão”.

Do lado de fora do Cine Santa Clara, os realizadores continuam o diálogo com o público. As amigas Kauana Bispo e Elisângela Almeida, saíram da sessão elogiando os filmes. “Gostei muito dos filmes, todos muito criativos”, afirmou Kauana. Elisângela, que já prestigia o FECIBA desde as edições anteriores, gostou de ver filmes da região na tela do cinema. “E queria ver ainda mais filmes daqui. Gosto do festival justamente por isso”, completou.

A Mostra Atualidades recebeu dois filmes nesta quinta-feira. De tarde, o filme “Guitarra Baiana: A Voz do Carnaval”, do diretor Daniel Talento, que relata como a dupla Dodô e Osmar inventou o instrumento que revolucionou o cenário musical na Bahia. Com depoimentos de figuras carimbadas da música baiana e nacional, como Caetano Veloso e Armandinho, a produção contou com a direção de fotografia de Petrus Pires, que estava presente e falou um pouco sobre o universo do carnaval de Salvador, que inspirou a produção do filme: “Eu sou de uma geração que, infelizmente, não prestigia a história do Carnaval. O filme é uma forma de homenagear a cultura do trio elétrico e seus personagens principais”.

Fechando a noite, o “Revoada”, de José Humberto, que conta a saga de vingança que os sobreviventes do bando de Lampião travaram após a sua morte. O diretor, que também participou do Debate On Line e conversou com o público após a sessão, juntamente com a produtora Nelma Nogueira, falou sobre as referências do filme. “As produções de faroeste do John Ford fizeram com que a gente amasse aquele tipo de filme de grandes paisagens, com heróis, bandidos e mocinhas.  E também o movimento Nordestern do cinema brasileiro, que tem o filme “O Cangaceiro” como grande exemplo, são algumas inspirações”, exemplificou o cineasta.

Até este sábado, dia 13 de junho, Ilhéus segue como palco para o V Festival de Cinema Baiano, que conta com o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)por meio do edital Setorial de Audiovisual vinculado ao Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e realização do NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas e da Voo Audiovisual.

Confira a programação completa de hoje e amanhã no V FECIBA:

SEXTA – 12/05
Local: Cine Santa Clara
10h – Mostra Competitiva de Curtas – Programa 03
• Exibição dos curtas: “10/5/2012”, de Álvaro Andrade; “Antiok”, de Dario Vetere; “Com Fome no Fim do Mundo”, de Marcus Curvelo; “Muros”, de Camele Queiroz e Fabricio Ramos.
14h – Debate On-line
15:30 – Mostra Retrospectiva
• Exibição do filme: “Abrigo Nuclear”, de Roberto Pires
17:30 – Mostra Competitiva de Curtas – Programa 03
• Reexibição dos curtas: “10/5/2012”, de Álvaro Andrade; “Antiok”, de Dario Vetere; “Com Fome no Fim do Mundo”, de Marcus Curvelo; “Muros”, de Camele Queiroz e Fabricio Ramos.
19:30 – Mostra Atualidades
• Exibição do filme: “A doce flauta da Liberdade”, de George Neri
SÁBADO – 13/06
Local: Cine Santa Clara
09h – Workshop “Discutindo a Lei 13.006/2014 – O Cinema Brasileiro nas Escolas”, com a Profa. Dra. Inês Teixeira
14h – Mesa Redonda “Podemos!”, com Bertrand Duarte, Gleiciara Ramos, José Araripe Jr., Ramon Coutinho e Victor Aziz
19h – Cerimônia de Encerramento e Premiação da Mostra Competitiva de Curtas
20h – Mostra Retrospectiva
• Exibição do filme: “Talento Demais”, de Edgard Navarro

*Programação sujeita a alteração