Notícias

Tema da quinta edição do Festival de Cinema Baiano discutirá o poder das cidades do interior no cenário cultural do estado

Podemos!”. Este é o tema central do V FECIBA – Festival de Cinema Baiano, que focará no âmbito da construção de políticas públicas para o audiovisual nacional e na regionalização como um fator importante para o respeito à diversidade identitária na Bahia, buscando entender as possibilidades de incentivo cultural às cidades do interior do estado, levando em consideração que o fomento à infraestrutura local é uma das principais metas do Plano Nacional de Cultura.

O tema vem fortalecer o movimento iniciado na edição passada, cujo mote central foi “A revolução vem do interior”. Para o Produtor executivo do festival, Edson Bastos, um dos objetivos é a busca pelo empoderamento regional no processo de produção e divulgação da cultura na Bahia. “Queremos debater como podemos transformar a nossa realidade social e construir políticas públicas para o Audiovisual que mostre a cara do nosso país e principalmente do nosso estado, sem precisar abusar do estereótipo, mostrando como ele é de fato, diverso”, afirma Bastos.

Para dialogar com o tema, o V FECIBA promoverá uma mesa redonda que discutirá sobre as novas formas de produção, distribuição e exibição – a exemplo dos coletivos, que priorizam a experimentação, o processo, a criatividade e, fundamentalmente, representam o encontro de profissionais dispostos ao novo e a criticidade do que está posto.

A mesa pretende ainda, entender como todas estas demandas influenciam ou deveriam influenciar na construção de um mercado que valorize o papel do trabalhador na área audiovisual. Já estão confirmadas as presenças de Diretor Geral do IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa do Estado da Bahia, José Araripe Cavalcante Junior e do Diretor da DIMAS/FUNCEB – Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Marcondes Dourado.

O V Festival de Cinema Baiano será realizado entre os dias 07 e 13 de junho no Cine Santa Clara em Ilhéus-BA conta com o apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)por meio do edital Setorial de Audiovisual vinculado ao Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e realização do NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas e da Voo Audiovisual.