Mais um dia de programação extensa e diversificada marca esta terça-feira, 09 de junho, terceiro dia do V FECIBA – Festival de Cinema Baiano, que acontece até o próximo sábado, dia 13 de junho, no Cine Santa Clara, em Ilhéus.
Pela manhã, além da continuidade das atividades das Oficinas de Direção de Produção e Direção e Preparação de elenco e do encerramento da Oficina Básica de Cinema e Linguagem para crianças, às 10h aconteceu o último dia da Mostra Infanto-Juvenil, que com ingressos esgotados recebeu os alunos da Escola Curumim, de Itabuna e da Escola Nucleada de Santo Antônio, de Ilhéus, para assistir a exibição dos curtas “O filme de Carlinhos”, de Henrique Filho, “Patrício”, de Daniel Leite Almeida, “Viver”, de Roberto Filho, “Dom Casmurro”, de Renata Lima e Juliana Midlej e “O Monstro e a Floresta” de GIF (Wayner Tristão).
Para os Debates On Line, queo público pode acompanhar ao vivo pelo site do FECIBA ou presencialmente, contaremos com a participação de Letícia Vasconcelos, diretora do curta “Paraquedas”, Ricardo Sena, diretor de “Boi Roubado”, Daniel Leite, diretor de “Patrício”, Marcos George, ator de “Um simples olhar” e Marina Medeiros, responsável pela Oficina de Direção e Preparação de Elenco.
A Mostra Sexualidades dá prosseguimento à programação discutindo a temática de gênero no cinema nacional e regional, com a exibição dos filmes: “Atrás dos Olhos”, de André Araújo e Fábio Fernandes; “Um simples Olhar”, de Marcos Carvalho; “Eu, Travesti?”, de Leandro Rodrigues; “Paraquedas”, de Letícia Vasconcelos; “O Corpo é meu”, de Luciana Oliveira”; “O Babado de Toinha”, de Julia Aguiar, André de Oliveira e Cauê Rocha.
O filme “Doce Amianto”, de Guto Parente e Uirá dos Reis marcam presença na Mostra Bahia Afora às 17:30 e às 19:30, a Mostra Atualidade recebe o filme “Rabeca”, do diretor Caetano Dias, um documentário-ficção sobre hábitos seculares que seguem vivos em cidades do interior da Bahia, como Irecê, Lapão, Xique-Xique, Bom Jesus da Lapa e Correntina. Com exceção da Mostra Bahia Afora, todas as sessões são gratuitas e seguidas de bate-papo com os realizadores.
Também como parte da programação do Festival, seguem até o dia 13 de junho três exposições: “Cores da terra”, no Cine Santa Clara das 08h às 22h, que traz de Ibirataia, na região Sul do estado, a arte feita com cerâmica e ferra; “Identidade Bahia”, na Casa de Jorge Amado, das 08h às 12h e das 14h às 18h, que visa traduzir a cultura dos diversos cantos do estado através do registro de paisagens, culturas e saberes populares; e, no mesmo local e horário, a exposição “Jornada em Cartaz”, que integra a Mostra Homenagem a Guido Araújo, com os cartazes de da Jornada Internacional de Cinema da Bahia.
DIÁLOGOS, DEBATES E MOSTRA BAHIA AFORA MARCAM SEGUNDO DIA DO FESTIVAL DE CINEMA BAIANO
A troca de experiência e diálogo entre o público e os realizadores já é uma marca presente em todas as edições do Festival de Cinema Baiano. No segundo dia de atividades, essa dinâmica pôde ser percebida durante todas as sessões. Durante o bate-papo após a exibição de “O imaginário de Juraci Dórea no sertão – Veredas”, o produtor executivo do filme, Wiltonauar Moura, falou sobre a importância de estar no FECIBA representando o diretor Tuna Espinheira, que faleceu em fevereiro deste ano e relembrou um pouco do processo de produção do filme. “Eu sou carioca mas moro na Bahia há mais de 15 anos. Foi bastante representativo estarmos em caravana, numa incursão emotiva ao sertão do estado, contando parte da história do artista fantástico que é o Juraci Dórea”, frisou.
Na plateia, estudantes do colégio Sistema, de Itabuna, assistiam atentos ao filme. Para a professora Lorenza Mucida, o contato com a arte cinematográfica vai além do papel educacional. “Este é o terceiro ano que participamos e é sempre positivo proporcionar esta experiência de interação, compreensão e reconhecimento dos conteúdos das disciplinas na tela do cinema”, afirmou. Bruno Gonzaga e Jéssica Ramos, que estão no terceiro ano do ensino médio, ficaram impressionados com a qualidade técnica e a sensibilidade artística dos filmes apresentados na Mostra Bahia Adentro, que dá espaço às produções do interior do estado. “É legal perceber que um filme tão legal e que nos faz aprender tanto foi feito aqui na Bahia”, citou Bruno.
A Mostra Bahia Afora, com filme “A história da Liberdade”, do diretor Camilo Cavalcante, foi a programação de encerramento do segundo dia do festival. Quem esteve presente para conversar com o público após a sessão foi o baiano Leonardo França, que integra o elenco do longa. Ele pontuou que, embora o filme seja pernambucano, há diversos pontos de convergência, como o fato dele ser baiano e da produção ter tido a cidade de Juazeiro como uma das bases de apoio logístico. Leonardo também falou da importância do evento e da necessidade de enaltecer nossas origens. “Nota-se uma postura de resistência e empoderamento, além de garra e ousadia para se produzir um evento como o FECIBA no interior do estado. Afirmar e defender, com dignidade, de onde se vêm, é motivo de orgulho”, completou.
Confira a programação completa de hoje e dos próximos dias do V FECIBA:
TERÇA – 09/06
Local: Auditório Sosígenes Costa – Casa Jorge Amado
08h – Oficina de Direção de Produção com Sylvia Abreu
Local: Auditório do Ilhéus Hotel
08h – Oficina de Direção e Preparação de Elenco com Marina Medeiros
Local: Auditório Fernando Leite – Casa Jorge Amado
08h – Oficina Básica de Cinema e Linguagem para Crianças, com Gustavo Brandão e Denise Lara
Local: Cine Santa Clara
10h – Mostra Infanto-Juvenil
Exibição dos curtas: “O filme de Carlinhos”, de Henrique Filho; “Patrício”, de Daniel Leite Almeida; “Viver”, de Roberto Filho; “Dom Casmurro”, de Renata Lima e Juliana Midlej; “O Monstro e a Floresta” de GIF (Wayner Tristão).
14h – Debate On-line
15:30 – Mostra Sexualidades
Exibição dos curtas: “Atrás dos Olhos”, de André Araújo e Fábio Fernandes; “Um simples Olhar”, de Marcos Carvalho; “Eu, Travesti?”, de Leandro Rodrigues; “Paraquedas”, de Letícia Vasconcelos; “O Corpo é meu”, de Luciana Oliveira”; “O Babado de Toinha”, de Julia Aguiar, André de Oliveira e Cauê Rocha
17:30 – Mostra Bahia Afora
Exibição do filme: “Doce Amianto” de Guto Parente e Uirá dos Reis
19:30 – Mostra Atualidades
Exibição do filme: “Rabeca”, de Caetano Dias
QUARTA – 10/06
Local: Auditório Sosígenes Costa – Casa Jorge Amado
08h – Oficina de Direção de Produção com Sylvia Abreu
Local: Auditório do Ilhéus Hotel
08h – Oficina de Direção e Preparação de Elenco com Marina Medeiros
Local: Cine Santa Clara
10h – Mostra Competitiva de Curtas – Programa 01
Exibição dos curtas: “Balú”, de Paula Gomes; “Carranca”, de Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira; “Mãe D’água”, de Lamonier Angelo, “Menino da Gamboa”, de Pedro Perazzo e Rodrigo Luna; “O Boi Roubado”, de Ricardo Sena.
14h – Debate On-line
15:30 – Mostra Retrospectiva
Exibição do filme: “Samba Riachão”, de Jorge Alfredo
17:30 – Mostra Competitiva de Curtas – Programa 01
Reexibição dos curtas: “Balú”, de Paula Gomes; “Carranca”, de Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira; “Mãe D’água”, de Lamonier Angelo, “Menino da Gamboa”, de Pedro Perazzo e Rodrigo Luna; “O Boi Roubado”, de Ricardo Sena.
19:30 – Mostra Bahia Afora
Exibição do filme: “Branco Sai, Preto Fica”, de Adirley Queirós
QUINTA – 11/06
Local: Cine Santa Clara
10h – Mostra Competitiva de Curtas – Programa 02
Exibição dos curtas: “Caminho de Pedra”, de Marcos Carvalho; “Materno”, de Alequine Sampaio e Ruy Dutra; “Noite de Baile”, de Artur Dias; “SeteOito”, de Luciana Lemos; “Tereza”, de Rezia Lopes.
14h – Debate On-line
15:30 – Mostra Atualidades
Exibição do filme: “Guitarra Baiana”, de Daniel Talento
17:30 – Mostra Competitiva de Curtas – Programa 02
Reexibição dos curtas: “Caminho de Pedra”, de Marcos Carvalho; “Materno”, de Alequine Sampaio e Ruy Dutra; “Noite de Baile”, de Artur Dias; “SeteOito”, de Luciana Lemos; “Tereza”, de Rezia Lopes.
19:30 – Mostra Atualidades
Exibição do filme: “Revoada”, de José Umberto
SEXTA – 12/05
Local: Cine Santa Clara
10h – Mostra Competitiva de Curtas – Programa 03
Exibição dos curtas: “10/5/2012”, de Álvaro Andrade; “Antiok”, de Dario Vetere; “Com Fome no Fim do Mundo”, de Marcus Curvelo; “Muros”, de Camele Queiroz e Fabricio Ramos.
14h – Debate On-line
15:30 – Mostra Retrospectiva
Exibição do filme: “Abrigo Nuclear”, de Roberto Pires
17:30 – Mostra Competitiva de Curtas – Programa 03
Reexibição dos curtas: “10/5/2012”, de Álvaro Andrade; “Antiok”, de Dario Vetere; “Com Fome no Fim do Mundo”, de Marcus Curvelo; “Muros”, de Camele Queiroz e Fabricio Ramos.
19:30 – Mostra Atualidades
Exibição do filme: “A doce flauta da Liberdade”, de George Neri
SÁBADO – 13/06
Local: Cine Santa Clara
09h – Workshop “Discutindo a Lei 13.006/2014 – O Cinema Brasileiro nas Escolas”, com a Profa. Dra. Inês Teixeira
14h – Mesa Redonda “Podemos!”, com Bertrand Duarte, Gleiciara Ramos, José Araripe Jr., Ramon Coutinho e Victor Aziz
19h – Cerimônia de Encerramento e Premiação da Mostra Competitiva de Curtas
20h – Mostra Retrospectiva
Exibição do filme: “Talento Demais”, de Edgard Navarro