Como ser artista e planejar o futuro com segurança previdenciária?

14/11 – 14h – ONLINE

Trabalhadores da cultura, incluindo cineastas, enfrentam questões referentes às frágeis relações trabalhistas e à inexistência de seguridade social específica para a classe. Desse modo, a mesa sugere o profícuo debate em torno das condições materiais necessárias ao pleno exercício profissional e ao acesso aos direitos previdenciários. Afinal, como se aposentar sendo cineasta/artista?

José Araripe Jr. (Mediador)

Ilheense, oriundo da geração super dos anos 70, é multiartista, com premiações em música, teatro, literatura, artes plásticas, TV e Cinema. Como pioneiro da Direção de arte no Brasil assinou Superoutro, a Lenda do Pai Inácio, Anil, Heteros, a comédia, e os documentários: A Confirmação e Samba Riachão. Dirigiu e roteirizou as ficções curtas: Contos de Farda, Eletros, o grande Monumento, Mr. Abrakadabra!, Radio Gogó, e os longas 3 Histórias da Bahia e Esses Moços. Recentemente realizou as séries Hiper Praia, No País da Poesia Popular, O Spa das Tartarugas, e as animações E.T.ílico, Cainã e Pé & Cabeça.

Harnoel Lier

Bacharel em Ciências Contábeis, Pós-graduado em Direito Tributário UFBA, Perito Contador, Empresário Contábil e Especialista em Audiovisual.

Silvio Soledade

53 anos, pai de duas meninas, Malu e Antonia. Consultor de empresas, sócio da PlanoGestão, consultoria em processos e finanças focada em agências de propaganda e produtoras de audiovisual e da HumanBridge, consultoria especializada em formação de lideranças e em relações humanas. Atual presidente da APP (Assoc. de Profissionais de Propaganda). Vice-presidente da ANAMID (Assoc. Nacional de Mercado e Indústria Digital). Coordenador do Objetiva Audiovisual e Consultor do Sebrae em Economia Criativa. Conselheiro do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e do IVC – Instituto Verificador da Comunicação. Formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão por Processos, Gestão Financeira e em Comunicação Social. Foi executivo nas empresas Globo, RBS, Agnelo Pacheco e Grupo Talent, antes de fundar a Consultoria PlanoGestão em 2012.

Fátima Penna

Advogada especialista em Direito Previdenciário, atuando nesta área desde 2011. Graduada pela Faculdade Estácio de Sá. Pós Graduada em Direito Previdenciário do RGPS pela PUC-MG e pela ESMAFE-PR. Pós Graduanda em Direito Previdenciário do RPPS pela ESMAFE-PR