Como ser artista e planejar o futuro com segurança previdenciária?
14/11 – 14h – ONLINE
Trabalhadores da cultura, incluindo cineastas, enfrentam questões referentes às frágeis relações trabalhistas e à inexistência de seguridade social específica para a classe. Desse modo, a mesa sugere o profícuo debate em torno das condições materiais necessárias ao pleno exercício profissional e ao acesso aos direitos previdenciários. Afinal, como se aposentar sendo cineasta/artista?
José Araripe Jr. (Mediador)
Ilheense, oriundo da geração super dos anos 70, é multiartista, com premiações em música, teatro, literatura, artes plásticas, TV e Cinema. Como pioneiro da Direção de arte no Brasil assinou Superoutro, a Lenda do Pai Inácio, Anil, Heteros, a comédia, e os documentários: A Confirmação e Samba Riachão. Dirigiu e roteirizou as ficções curtas: Contos de Farda, Eletros, o grande Monumento, Mr. Abrakadabra!, Radio Gogó, e os longas 3 Histórias da Bahia e Esses Moços. Recentemente realizou as séries Hiper Praia, No País da Poesia Popular, O Spa das Tartarugas, e as animações E.T.ílico, Cainã e Pé & Cabeça.
Harnoel Lier
Bacharel em Ciências Contábeis, Pós-graduado em Direito Tributário UFBA, Perito Contador, Empresário Contábil e Especialista em Audiovisual.
Silvio Soledade
53 anos, pai de duas meninas, Malu e Antonia. Consultor de empresas, sócio da PlanoGestão, consultoria em processos e finanças focada em agências de propaganda e produtoras de audiovisual e da HumanBridge, consultoria especializada em formação de lideranças e em relações humanas. Atual presidente da APP (Assoc. de Profissionais de Propaganda). Vice-presidente da ANAMID (Assoc. Nacional de Mercado e Indústria Digital). Coordenador do Objetiva Audiovisual e Consultor do Sebrae em Economia Criativa. Conselheiro do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e do IVC – Instituto Verificador da Comunicação. Formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão por Processos, Gestão Financeira e em Comunicação Social. Foi executivo nas empresas Globo, RBS, Agnelo Pacheco e Grupo Talent, antes de fundar a Consultoria PlanoGestão em 2012.